OLIMPIADAS ESCOLARES 2011 -CEARÁ

Inscrições abertas para as Olimpíadas Escolares 2011 
Os jogos vão movimentar mais de 100 mil alunos da capital e do interior
Com objetivo de promover a inclusão social pelo esporte, anualmente a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará realiza as Olimpíadas Escolares. Este ano, o evento acontecerá de 1 a 31 de julho e será disputado em treze modalidades (masculino e feminino): atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo tênis de mesa, vôlei e xadrez.
 Ao todo, mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará participarão do certame, possibilitando a complementação da educação pedagógica nas escolas e a revelação de novos valores. A competição divide-se em três fases: Municipal, Regional e Estadual.
Olimpíadas Escolares do Ceará
As Olimpíadas Escolares do Ceará, organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) com apoio das Federações Amadoristas, têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos.

Olimpíadas Escolares do Ceará

As Olimpíadas Escolares do Ceará, organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) com apoio das Federações Amadoristas, têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.
 Anualmente, os ideais de inclusão social pelo esporte, de complementação da educação pedagógica nas escolas e de revelação de novos valores renovam-se com a realização das Olimpíadas Escolares do Ceará.
 O evento no Estado é disputado em treze modalidades (masculino e feminino): atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo tênis de mesa, vôlei e xadrez.
 A competição envolve mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará e divide-se em três fases: Municipal, Regional e Estadual.
 FASE MUNICIPAL - Compete ao município realizar disputa entre as escolas para a indicação da representante municipal em cada uma das modalidades e em cada uma das categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos).
 FASE REGIONAL - Municípios de cada região disputam entre si para a definição das escolas vencedoras (nas modalidades coletivas) e dos estudantes vencedores (nas modalidades individuais) que irão representar a região. Esta fase está dividida em nove etapas regionais: Cariri; Vale Jaguaribe; Litoral Leste; Inhamuns; Litoral Oeste; Centro; Norte; Ibiapaba e Fortaleza. Essa fase a competência é da Sesporte  e CBDE.
 FASE ESTADUAL - É a grande final. Compete a Sesporte  e CBDE, realizar o evento em Fortaleza, envolvendo os vencedores de cada região nas nove modalidades. Após quatro dias de disputa, são definidos os campeões do Estado que irão representar o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.  A fase nacional é um projeto de parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte.
mais informações:
Manuella Viana
Assessora de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415


OLIMPÍADAS ESCOLARES 2011
O Ceará vive um momento ímpar da sua história, pois, tem se
constituído, no cenário regional e nacional, como um dos lugares de
maior representatividade no contexto da competição esportiva e prática
do lazer.
As Olimpíadas Escolares, além de incentivar a prática de atividades
esportivas na escola, possibilita o desenvolvimento integral da criança e
do adolescente, é a busca de novas oportunidades, uma excelente
ferramenta de crescimento cultural e social. A edição 2011 abrange
competições em treze modalidades: atletismo, basquete, futsal,
handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez, ginástica
rítmica, ciclismo e taekwondo.
Em virtude da reunião realizada no dia 16 de junho de 2011 o calendário
das Olimpíadas Escolares edição 2011 obedecerá as seguintes datas:
13 a 26 de junho: Inscrições etapa de Fortaleza
(http://olimpiadas.cbde.org.br/web/ e/ou www.esporte.ce.gov.br )
Telefones para contato: 31014391 ou 31014388;
28 de junho: Congresso técnico etapa de Fortaleza (Auditório
Blanchard Girão - Sesporte. Av: Alberto Craveiro, 2901. Horário:
09:00);
01 a 09 de agosto: Etapa de Fortaleza;
01 a 31 de julho: Etapa Regional;